quinta-feira, 28 de julho de 2011

Florinda Bolkan - A cearense que conquistou a Itália


Nascida em Uruburetama, dona de uma beleza exótica e arrebatadora, extremamente talentosa e inteligente, a atriz, produtora e cantora cearense Florinda Bolkan está entre as brasileiras mais conhecidas no mundo. Ganhou por três vezes o prêmio mais importante do cinema italiano. Admirada e reconhecida na Itália não teve o mesmo reconhecimento no Brasil. Infelizmente como acontece com o café, o Brasil prefere exportar suas melhores safras e deixar por aqui suas artistas mais medíocres para serem aclamadas.

Aos 18 anos já falava inglês e francês tão bem quanto o português. Em 1967, convidada por amigos italianos, encontrou em Roma, o famoso diretor italiano Luchino Visconti, que a convenceu a vencer sua timidez e tornar-se atriz. Visconti conseguiu persuadi-la a realizar um belíssimo teste de fotogenia que durou três dias, e a partir daí conseguiu, de imediato, uma participação no seu primeiro filme. Foi logo escolhida para participar em um filme com Jean-Louis Trintignant e Robert Hossein em Paris, que se chamava “Voleur de crimes”. Logo depois foi-lhe oferecido um papel no filme “Candy in Rome” ao lado de Richard Burton e Marlon Brando, seguido ainda de um outro filme de Visconti “La caduta degli Dei”, com Helmut Berger, Ingrid Thulin e Dirk Bogarde. Nos meses seguintes, Florinda Bulcão desde então chamada Florinda Bolkan, trabalhou em diversos filmes que lhe renderam fama tão grande ao ponto de tornar-se o mais extraordinário talento na Europa.


Florinda é única brasileira a participar de um filme ganhador de um Oscar. O filme "Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto" por ela estrelado ganhou um prêmio em Cannes e um Oscar de melhor filme estrangeiro em Hollywood .


Florinda foi a primeira atriz que, com um sotaque estrangeiro, divertia o público dos mais antigos teatros italianos.

Fonte:
http://www.florindabolkan.com/pt/biografia/

4 comentários: