terça-feira, 10 de abril de 2012

CEARÁ – CELEIRO DE GRANDES ESCRITORES


A maioria dos cearenses conhece os escritores cearenses mais famosos, como José de Alencar e Rachel de Queiroz. Isso é natural, pois eles realmente marcaram a sua época com seus escritos. Mas e os outros escritores, tão bons quanto Alencar ou Rachel, por que não são tão lembrados? De quem é culpa? Do Governo do Estado? Dos professores? Ou será que a culpa é também de nossa sociedade.
Pergunte aos adolescentes sobre as futilidades que lhes chegam através da televisão que saberão de cor e salteado, de trás pra frente. Futilidades estas que deseducam, criam ideias erradas e os afastam da nossa cultura.


Rachel de Queiroz dizia que aprendeu a gostar de literatura em casa, sua mãe era uma leitora assídua e a incentivava a ler bons livros. Quantas Racheis o Ceará perde a cada ano, deixando nossas meninas se debruçarem sobre programas de TV fúteis, ou navegando em páginas da internet “sem futuro”? Será que os filhos dos cearenses médicos, professores, engenheiros, dentistas etc., tem o hábito de ler os leitores cearenses? Infelizmente são poucos, essa realidade não se limita aos cidadãos mais pobres.


 
Você CEARENSE que está lendo este texto lembra ou conhece os importantes textos de Domingos Olímpio? Franklin Távora? Leonardo Mota? Moreira Campos? Rodolfo Teófilo (baiano criado no Ceará)? Adolfo Caminha? Antônio Sales? Gustavo Barroso? Sabe a importância da Padaria Espiritual???

Membros da Padaria Espiritual
O Ceará é o celeiro de muitos dos melhores e mais importantes escritores brasileiros. Verdadeiros gênios da escrita. Cabe a cada um de nós, cearenses, divulgarmos a importância de cada um e utilizar o exemplo de cada para que surjam novos grandes escritores cearenses.