sábado, 22 de outubro de 2011

FORTALEZA VEM DE FORTE.

Hoje li uma frase no jornal O Povo que me deu muito ORGULHO. "Fortaleza vem de FORTE"



A autoestima do cearense nunca esteve tão elevada. Por séculos esquecido, o Ceará mostra que seu povo é FORTE, somos trabalhadores, somos guerreiros e podemos nos impor nacionalmente, ainda que tentem nos barrar. O cearense muitas vezes teve que partir e construir grandes cidades fora do Ceará, mas hoje o cearense fica no Ceará, ou ainda que tenha que ir buscar conhecimento fora, volta para o Ceará. ORGULHO DE SER CEARENSE!
Fortaleza é forte, pois passou de pequena vila para o status de uma das mais importante cidades do Brasil em menos de 200 anos. Desbancou senhoras cidades brasileiras e hoje é a terceira Capital com maior influência urbana do Brasil. Fortaleza cresce:
FORTALEZA BELA, FORTALEZA DA LUZ, FORTALEZA QUE AMAMOS!!!


Fortaleza é a capital do Estado do Ceará, que foi pioneira na libertação dos escravos, berço de importantes juristas brasileiros como Clóvis Beviláqua e muitos outros. Conhecida como a terra do sol, dos verdes mares, dos sabores exóticos, do rico artesanato, terra hospitaleira que seduz pelas belas paisagens, imagens fascinantes e a brisa leve.

A capital cearense desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua permanência no local entre 1637 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim “Fortitudine”, que em português significa: “força, valor, coragem”.
Localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros, é centro de um município de 313,8 km² de área e 2.505.552 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 8 001 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo. A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3.655.259 habitantes, sendo a sétima mais populosa do Brasil, e a terceira do Nordeste. Em recente estudo do IBGE, Fortaleza aparece como metrópole da terceira maior rede urbana do Brasil em população.
Fortaleza, tendo o 15º maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, com 24,4 bilhões de reais, é um importante centro industrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país. No turismo, a cidade alcançou a marca de uns dos destinos mais procurados no Brasil, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, Beach Park. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades.
O Aeroporto Internacional Pinto Martins, fica localizado a 5.608 km de Lisboa em Portugal é o aeroporto mais próximo da Europa. Fortaleza é também uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Que é batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, o ceará é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário. Nos arredores encontramos um centro gastronomico e diversos bares.

Fontes:
O POVO
http://www.fortalezaconvention.com.br

Um comentário:

  1. Sem palavras... texto belíssimo, fiquei arrepiada!

    Sou muito orgulhosa por ser daqui, nosso Ceará é maravilhoso e Fortaleza...bem, sou suspeita para falar, amo demais!

    Postagem maravilhosa, parabéns!

    ResponderExcluir