sábado, 7 de maio de 2011

Ceará - Primeiro a abolir a escravidão

Redenção no Ceará foi o primeiro município brasileiro a abolir a escravidão. Após Redenção, muitos outros municípios cearenses seguiram o exemplo e libertaram seus escravos. Quando foi assinada a Lei Áurea, no Ceará já não havia mais pessoas escravizadas. Por isso o Ceará é até hoje denominado Terra da Luz.


Por conta do seu pioneirismo nacional o município de Redenção é sede da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O primeiro vestibular desta importante Universidade já ocorreu e as aulas terão início ainda este mês de maio. A UNILAB será uma das mais importantes universidades do Brasil, pois tem a missão de unir todos os Povos de Língua Portuguesa, com pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento humano. Redenção será a Terra da Diversidade, onde povos de múltiplas Nações conviverão em harmonia, buscando soluções e o crescimento do Países de Língua Portuguesa.



Redenção é um ORGULHO para o Estado do Ceará e o Brasil. 


 



9 comentários:

  1. Cearense, examine se tem fundamento essa História que eu descobri, em um livro de qu ganhei de presente, e coloque na página do Facebook de Fortaleza Nobre:
    Ceará, Terra da Luz, é óbvio, de primeiro ímpeto, por tal motivo irrenunciável de seu sol esplêndido, que só Não deslumbra os olhos de Iracema!". No entanto Some-se isso ao que, segundo Filgueiras Lima, está "entre as glórias que exornam o Ceará" diz sobre a origem dessa expressão, diante da coragem ética e posiçõa política adiantada da ação abolicionista cearense, na data de 25 de março de 1884, "sem antes ter peguntado a D. Pedro II": "Diante de tanta abnegação, de tanta audácia, de tanto heroísmo, José do Patrocínio batizou o Ceará com este nome transfigurador: Terra da Luz".

    ResponderExcluir
  2. Olá Phierus,
    O Ceará é a Terra da Luz por esse fato. Outros Estados do Nordeste também têm muito sol e luminosidade. Mas a Terra da Luz é o Ceará por ser o primeiro a abolir a escravidão. A escravidão que tanto envergonha a História do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa amigo mais ta errado eu so de Sao paulo e sei que o primeiro estado a abolir a escravidao foi o Rio Grando do norte Mais precissamente na cidade de mossoro mas como o rio grando do norte nao tinha bandeira teve que usar a do Ceara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc e muito engraçado amigo ..não tinha bandeira e teve que usar a do ceara rsrsrs

      Excluir
    2. Amigo, na verdade a cidade de Acarape, no Ceará, aboliu a escravidão em 1º de janeiro de 1883 (http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/redencao.pdf) enquanto Mossoró o fez em 30 de setembro de 1883.
      Além disso, mesmo que Mossoró tivesse sida a primeira CIDADE, ainda assim o Ceará continuaria como o primeiro ESTADO a abolir a escravidão.

      Excluir
    3. Não Gabriel, você está enganado, foi o Ceará sim.

      Excluir
  4. Sou cearense com orgulho, e sou feliz por Deus me presentear como cearense, o sangue cearense corre em minhas veias :)

    ResponderExcluir
  5. e se eu dissesse que eles aboliram pq estavam quase falindo e venderam todos os escravos para os outros estados :v ? tanto que um cara ficou famoso a nega a transportar os escravos

    ResponderExcluir