domingo, 15 de agosto de 2010

Icó: riqueza arquitetônica e histórica

Teatro Ribeira dos Icós

Icó é uma das mais antigas cidades do Ceará. Possui Centro Histórico tombado pelo IPHAN. Seus belos casarões guardam a história da colonização dos Sertões. Suas ruas foram planejadas na primeira metade do século XVII. O Teatro Ribeira dos Icós de traços neoclásicos é o mais antigo teatro do Ceará.

Casa de Câmara e Cadeia
A Casa de Câmara e Cadeia: datada da segunda metade do século XVIII, foi uma das mais seguras cadeias de sua época. Seus portões são verdadeiras fortalezas. As celas possuem um dos mais perfeitos esquemas de segurança, com paredes que possuem uma espessura de um metro e meio, as chaves das celas são únicas e pesam aproximadamente meio quilo cada uma. No seu interior encontra-se a capela penitenciária com a imagem de São Domingos (protetor dos presidiários). O prédio compõe-se de dois pavimentos. No andar superior funcionou a Câmara e no térreo funcionou a Cadeia Pública. Atualmente está inativa e passará pelas últimas reformas de restauração.
Igreja de Nossa Senhora da Expectação

O Centro Histórico é constituído ainda por igrejas em estilo Barroco, a exemplo da Igreja de Nossa Senhora da Expectação. As festas religiosas  de Icó até os dias atuais atraem grande número de fiéis de  outras cidades do Ceará e de Estados vizinhos.


É uma pena que o desenvolvimento alcançado pela cidade de Icó nos séculos XVII, XVIII e XIX não tenha tido fôlego para se manter até os dias atuais.

3 comentários:

  1. Icó é linda mesmo.
    Embora o interior do Ceará não seja muito divulgado nacionalmente, podemos encontrar muita coisa bonita de se ver.

    ResponderExcluir
  2. Queremos parabenizar a você pelo blog e convidá-lo a visitar o nosso Cordelirando e ler um cordel sobre a Lei Ficha Limpa.
    Neste cordel, Salete Maria nos informa, de maneira clara, porém simples, a respeito deste assunto tão importante, principalmente nos dias de hoje!
    Abraço fraterno,
    Equipe Cordelirando

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ORGULHO DE SER CEARENSE! identifica e valoriza de forma peculiar nossa gente e nossas encantadoras cidades. Sou seguidor do seu blog. Visite o meu e, se quiser, siga-o também!

    http://timonhanoticias.blogspot.com/

    ResponderExcluir