quarta-feira, 4 de maio de 2011

INICIATIVA CEARENSE



A ideia de um programa de erradicação da pobreza extrema nos moldes do PAC partiu de uma pesquisa do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que foi apresentada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador do Estado Cid Gomes.

Segundo o economista Flávio Ataliba, coordenador do LEP, o governador confidenciou que levou a ideia a Lula e que o presidente, na época, teria pedido para Dilma incluí-la em seu programa de governo.

"A execução desse programa é um reconhecimento do esforço que a gente vem desenvolvendo para contribuir com ideias que busquem solucionar a questão da pobreza. É gratificante ver que uma ideia que surgiu na academia pode ter um resultado concreto na vida das pessoas", disse o economista.

Para Ataliba, o novo PAC se configura como um pontapé inicial para erradicar a pobreza no País. Segundo ele, primeiramente, o governo deve quantificar pessoas, estabelecendo uma linha de pobreza, para, em seguida, combinar ações assistencialistas com projetos mais estruturantes. "O programa vai se aperfeiçoar ao longo do processo. No entanto, a iniciativa já mostra que o desafio de extinguir a pobreza é possível desde que se tenha vontade política e espaço no orçamento para os investimentos necessários", disse.

Para o economista Carlos Manso, também do LEP, a programa deve resolver uma lacuna que havia no PAC, que é a questão da infraestutura social. "A miséria não é apenas um aspecto monetário. Ela envolve escassez de saúde, moradia, crédito, educação. O PAC deve fortalecer além da educação outros serviços que vão garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho", avaliou.

Atitude
"O desafio de extinguir a pobreza é possível desde que tenha vontade política" . 
Flávio Ataliba (Economista, coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da UFC)










Fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=914281

Nenhum comentário:

Postar um comentário