Localizado nos Sertões dos Inhamuns, o município de Tauá dispõe de sol o ano inteiro. O sol inclemente que antigamente era associado à aridez agora passará a gerar riquezas. Estudos preliminares mostram que pode ser viável a produção de energia elétrica utilizando a luz solar. Este é o primeiro projeto de proporções comerciais no Brasil.
![]() |
Fonte: site MPX |
Primeira usina de energia solar comercial do Brasil, a MPX Tauá, localizada no município de Tauá, a cerca de 350 quilômetros de Fortaleza, Ceará, terá capacidade instalada inicial de 1MW, o suficiente para abastecer, em média, 1.500 residências. O projeto da planta solar é resultado de iniciativas em pesquisa e desenvolvimento da MPX, empresa de energia do Grupo EBX.
As obras para a instalação da usina iniciaram-se no mês de setembro de 2010. A usina ocupará uma área de 12 mil metros quadrados e terá 4.680 painéis fotovoltaicos que captarão a luz do sol para a transformação em energia elétrica.
O início da operação da usina está programado para março de 2011. No total, serão investidos R$ 10 milhões neste empreendimento que atualmente emprega 60 pessoas, sendo metade destes profissionais contratada na própria cidade.
A MPX já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a ampliação da capacidade da planta para 5 MW.
Fonte:
http://mpx.irion.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=178&lng=br
Vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário