terça-feira, 19 de abril de 2011

CLÓVIS BEVILÁQUA - O CEARENSE PAI DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO

Grande jurista brasileiro o cearense Clóvis Beviláqua escreveu o Código Civil Brasileiro com apenas 40 anos de idade.



Clóvis Beviláqua nasceu em Viçosa do Ceará no dia 04 de outubro de 1859. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Recife, iniciou a carreira de magistrado, em 1883, ao ser nomeado promotor público de Alcântara, no Maranhão. Republicano convicto, fez campanha pela República e, após a proclamação, foi eleito deputado à Assembléia Constituinte pelo Ceará. No entanto, apesar da paixão pela política, foi deputado apenas uma vez, perdemos um grande político, mas por outro lado o Brasil ganhou um dos seus maiores juristas.

Convidado pelo Presidente Epitácio Pessoa, o jurista Clóvis Beviláqua escreveria o Código Civil Brasileiro entre os meses de março e outubro de 1900, ou seja, em apenas seis meses. Porém, demorou 16 anos para que o código fosse posto em prática devido as extensas discussões não referentes a matérias jurídicas, diga-se de passagem, mas por meras discussões quanto à vernácula (como cada frase ficaria mais bonita) por parte de outros juristas não tão imediatistas se comparados a Clóvis Beviláqua. 

Orgulho para o Estado do Ceará, Clóvis Beviláqua além de ser um dos maiores juristas brasileiros de todos os tempos, foi ainda legislador, jornalista, historiador, filósofo, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. É autor de numerosos livros reeditados e adotados como referência nas Faculdades de Direito.

O Ceará homenageou esse seu filho ilustre batizando o Palácio da Justiça com o nome de Fórum Clóvis Beviláqua.



Fonte: ABL



3 comentários:

  1. Da Cadeirinha de Arruar, venho agradecer a sua adesão ao blog.
    Encontro nova postagem, e logo de Clóvis Beviláqua, um ilustríssimo cearense, que muito honra o nosso Estado do Ceará!
    Um abraço, Cearense.
    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Olá Lúcia,
    Obrigado pelos comentários.
    Do Cearense que tem orgulho de ser cearense.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, Clóvis Beviláqua fora convidado pelo então Ministro da Justiça Epitácio Pessoa, quando era o Presidente do Brasil o Sr. Campos Sales, paulista de Campinas.

    ResponderExcluir