sábado, 30 de abril de 2011

Eleazar de Carvalho - UM CEARENSE DE IGUATU QUE FEZ HISTÓRIA NA MÚSICA CLÁSSICA INTERNACIONAL

O Maestro Eleazar de Carvalho é um dos maiores Regentes da história do Brasil. Viajou mundo a fora e esteve à frente das maiores Orquestras Sinfônicas do mundo (Europa, América, com passagens por outros continentes). Professor Doutor de cursos universitários de Música das maiores Universidades do Mundo, ele retornou ao Brasil e lutou pela melhoria da música nacional. 

Fonte: Fundação Eleazar de Carvalho


O menino levado de personalidade forte e "inquiéto" já batucava pelas bandas de Iguatu desde pequeno. O pai de Eleazar, Capitão do Exército, o levou para a Marinha no intuito de que lá ele viria a se tornar um militar e deixaria de fazer 'traquinagens'. No entanto, foi na banda da escola da Marinha que o Brasil ganharia um dos seus maiores Maestros. Segundo ele: “Observei que a comida servida às crianças que tocavam na banda era melhor. Apresentei-me embora não tocasse qualquer instrumento. Sou músico por gulodice...”.  Ao sair da Marinha Eleazar iniciou carreira profissional no Rio de Janeiro e depois 'ganhou o mundo'.

Fonte: Fundação Eleazar de Carvalho



Eleazar foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro. Como professor percorreu as principais instituições americanas. Lecionou regência na Washington University, Hofstra University, Tampa University, Juilliard School of Music e foi também professor por vários anos da Yale University. Nos quarenta anos seguintes Eleazar de Carvalho esteve à frente das principais orquestras do mundo. As Filarmônicas de Berlim e de Viena e praticamente todas as grandes orquestras européias foram regidas por ele em programas que em geral incluem peças brasileiras, principalmente de Villa Lobos. Dirigiu durante seis semanas a Filarmônica de Israel em sua primeira excursão aos Estados Unidos.

 Fonte: Fundação Eleazar de Carvalho


Ao regressar ao Brasil, Eleazar tomou como desafio a difícil tarefa de reorganizar e na verdade refundar a Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP) que estava entregue 'às baratas'. O desafio de criar em São Paulo uma orquestra do mesmo nível das orquestras internacionais que dirigira sempre foi o seu objetivo. Apesar dos seus esforços nem sempre obteve o apoio necessário e a OSESP muitas vezes tocou em espaços improvisados e sem as melhores condições. No entanto, seu esforço e brilhantismo foram fundamentais para que a OSESP desse um salto em qualidade. Foi idealizador da parte pedagógica do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O Maestro que foi ainda responsável pelo sucesso do primeiro concerto de Natal em Gramado - RS. A cidade de Gramado registrou sua admiração pelo Maestro com a colocação de um busto de Eleazar de Carvalho em praça pública no centro da cidade.



"A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Sala São Paulo e a musica erudita no Brasil muito devem a Eleazar de Carvalho.E ele não será esquecido." (Fundação Elezar de Carvalho).

Fonte: Fundação Eleazar de Carvalho


Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) dedica-se à formação de platéia para a música de concerto desde sua fundação, em 22 de dezembro de 1996. Referencial da música erudita no Estado do Ceará, ela desenvolve um trabalho artístico de expressiva qualidade e elevado nível técnico.
Nascida como um projeto da Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, a Orcec foi reconhecida como Projeto de Utilidade Pública em 2001, tendo recebido apoios por meio da lei estadual de incentivo à cultura. Hoje, é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.

Escola de Música Eleazar de Carvalho

Em parceria com o Instituto Eleazar de Carvalho e com a Fecomércio, a Secretaria de Cultura implementou a Escola de Música Eleazar de Carvalho, filho natural de Iguatu e grande maestro com fama internacional.
A Escola está funcionando nas dependências do SESC Iguatu, conta com 105 alunos previamente selecionados e ministra cursos de Piano, Flauta Doce, Violoncelo, Violino, Viola, Contrabaixo e Canto Coral, as aulas são gratuitas e em médio prazo será montada a primeira orquestra de Iguatu.


Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário