domingo, 17 de abril de 2011

Talentos do Ceará - Reportagem do Diário do Nordeste

Matéria do Caderno Gente do Diário do Nordeste.

"CELEIRO DE ARTISTAS"



Cidade privilegiada pela luz do sol, Fortaleza é também iluminada pelo talento de seus artistas que brilham nas mais diferentes manifestações artístico-culturais. Não é de hoje que o Brasil conhece o valor de nossa produção artística. O Ceará revelou nomes como José de Alencar e Rachel de Queiroz (literatura); Lauro Maia e Luiz Assunção, Alberto Nepomuceno, Paurillo Barroso e Eleazar de Carvalho (música); Raimundo Cela, Antonio Bandeira, Aldemir Martins, Sérvulo Esmeraldo (artes plásticas); Renato Aragão, Chico Anysio e Tom Cavalcante (humorismo); Patativa do Assaré (literatura de cordel); Ednardo, Belchior, Amelinha e Fausto Nilo (música); Florinda Bolkan, José Wilker, Emiliano Queiroz e Luíza Thomé (arte cênica), B. de Paiva (teatro), Chico Albuquerque (fotografia), entre muitos outros talentos.

A cada dia, a produção artística se renova com o surgimento de novos valores que galgaram gradativamente o seu lugar no disputado mercado das artes. O humorismo é o grande filão, projetando nomes no cenário nacional como Paulo Diógenes, Falcão, Rossicléa, Meirinha, Zé Modesto. A irreverência do cearense não se esgota nunca e novos nomes se destacam nos palcos da cidade. A criatividade do povo cearense é reconhecida também no cinema, cujas produções são vencedoras de importantes festivais nacionais e internacionais.

Até um passado recente, o Ceará era um tanto tímido em termos de movimentação cultural. Na primeira década dos anos 2000, no entanto, o Estado registrou uma efervescência cultural, onde a arte de nossos artistas passou a ter mais visibilidade, tanto aqui como lá fora. Isso foi possível graças ao surgimento de centros culturais que passaram a difundir o que acontece na cultura local, nacional e mundial nos mais diferentes segmentos. Celeiro de artistas, o Ceará conquistou uma posição de destaque no ranking nacional e, hoje, é um grande exportador de talentos.

Um comentário:

  1. Cearense, costumo iniciar um comentário
    com o nome do "dono da casa", como não
    sei qual é o seu, vou de "cearense".

    Pois bem, Cearense, vou logo lhe dizendo
    que,também ,eu tenho ORGULHO DE SER CEARENCE...
    Importante as matérias que falam da nossa gente,
    dos valores da terra.

    Da Cadeirinha de Arruar, meu (nosso) blog, venho
    postando histórias da minha família, ascendente,
    contextualizndo sempre com a História do Ceará, particularmente com Fortaleza, minha cidade natal. Apareça por lá,terei muito prazer.
    Já estou lhe seguindo.
    Beijo
    Lúcia
    http://dacadeirinhadearruar.blogspot.com

    ResponderExcluir