sexta-feira, 15 de abril de 2011

RACHEL DE QUEIROZ - MAIOR ESCRITORA DO BRASIL

 
A grande Dama da Literatura Brasileira nasceu em Fortaleza e cresceu entre a Capital e a cidade de Quixadá. Dona de uma linguagem direita, sem rodeios, Rachel de Queiroz soube como ninguém descrever a vida do sertanejo. Ela levou o nome do Sertão para o mundo. Sem dúvidas Rachel é um orgulho para todos cearenses e brasileiros. 
 
Fonte: O Povo

Rachel de Queiroz nasceu em 17 de novembro de 1910 na Capital do Ceará. Filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz, ela era parente pelo lado materno do escritor José de Alencar e do Presidente Castelo Branco. Com fortes raízes sertanejas, a escritora era encantada pelas coisas do Sertão. Quando criança gostava de ouvir estórias de Trancoso (fatos narrados pelos sertanejos mais velhos, são estórias pensadas e contadas na hora, geralmente envolvendo mitos e lendas do Sertão), observar a caatinga e escrever nos seus caderninhos infantis. Desde a adolescência Rachel demonstrava uma observação crítica sobre o mundo a sua volta e se utilizava da escrita para expressar suas observações. Aos 16 anos ela faz uma carta crítica à Rainha dos Estudantes Cearenses e envia ao Jornal do Ceará. Na carta ela escreve que os tempos são outros, que não tem mais graça um título de Rainha e ainda "made às pressas", e que não fica bem principalmente para uma mulher "hodierna". No entanto, três anos mais tarde a própria Rachel viria a ser também Rainha dos Estudantes, mostrando sinais resignação. Um fato curioso é que durante a sua festa de coroação, chegou a notícia da morte do presidente do Estado da Paraíba (João Pessoa), sem pestanejar Rachel abandona a sua coroa e a festa e diz: 'sou repórter'. 


Fonte: O Povo

Aos 19 anos de idade escreveria uma obra prima da nossa literatura, o livro O Quinze. Hoje esse livro é adotado nas escolas e é tema de muito vestibular Brasil a fora. Pois é, o livro é tema de vestibular para jovens que tem praticamente a mesma idade de Rachel à época que escreveu a sua maior obra. Realmente Rachel de Queiroz estava muito à frente do seu tempo. Foi uma mulher pioneira tanto na forma de escrever quanto na forma de se expressar em público. Foi atuante também na política, fundadora do Partido Comunista no Ceará (PC). Assim como entrou de cabeça erguida para o PC, saiu da mesma forma, quando o partido tentou interferir de forma direta em um dos seus livros impondo mudanças no enredo. Foi convidada pelos presidentes Jânio Quadros, Geisel e José Sarney para ser Ministra da Educação, mas recusou a todos, dizendo que desejava permanecer apenas como jornalista. No mandato do Presidente Castelo Branco, Rachel aceitou ser delegada do Brasil na Assembleia Geral da ONU.





O pioneirismo de Rachel de Queiroz a levou a ser a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL). Foi ainda a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões de Literatura, considerado o mais importante prêmio de literatura em Língua Portuguesa.  



Rachel partiu aos 92 anos enquanto dormia. Esta cearense de fibra nos deixou como legado centenas de crônicas, dezenas de livros, roteiros de cinema e peças de teatro. Ela mostrou o valor do sertanejo, a sua nobreza e o seu caráter. 
Ela provou que o cearense é bom naquilo que faz e não esmorece no primeiro "tropicão", ao contrário utiliza o tropeço como alavanca para acelerar o passo e ir mais longe.

O CEARÁ TEM ORGULHO POR TÊ-LA NA NOSSA HISTÓRIA!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário