quarta-feira, 20 de abril de 2011

Iguatu - Polo da Região Centro-Sul do Ceará


Iguatu, anteriormente conhecida como Terra da Telha é uma das cidades que mais cresce no interior do Ceará. A cidade que foi a maior produtora de algodão do Estado nas décadas de 60-80, hoje é um importante pólo moveleiro e líder na Região Centro-Sul no setor de serviços.


Banhado pelo Rio Jaguaribe e diversas lagoas, o município de Iguatu detém as maiores reservas de água doce de superfície do Estado do Ceará. A cidade cresceu e se desenvolveu graças à cotonicultura. Por anos seguidos o algodão iguatuense bateu recordes em tamanho de fibras, alcançado apenas pelo algodão egípcio. Na década de setenta do século passado, o município de Iguatu foi um dos maiores produtores de algodão do Brasil.


Apesar do declínio da produção algodoeira, Iguatu soube se diversificar e hoje é um importante pólo moveleiro do Nordeste, líder em móveis tubulares. Maior produtor de arroz do Ceará, além de Capital da Região Centro-Sul do Ceará. Nos últimos anos foram instalados na cidade Campus Universitários Avançados, primeiro da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e depois da Universidade Regional do Cariri (URCA). Em breve será instalada a Cidade Universitária de Iguatu, que será mantida pelo Governo Estadual.

Futura Cidade Universitária. Fonte: Governo do Estado


Iguatu é a Terra Natal de três grandes nomes da música brasileira:
- Eleazar de Carvalho (um dos maiores Regentes do Brasil);
- Humberto Teixeira (o Doutor do Baião - Compositor da música Asa Branca em parceria com Luiz Gonzaga);
- Evaldo Gouveia (autor de numerosas músicas da MPB).

Um comentário: